De pergunta em pergunta, de resposta em resposta se vai desvendando o modo como na Ponte se avaliou. Escutemos o pai de uma aluna:
Como professor, minha atuação acontece principalmente no ensino pós-secundário, que engloba o nível superior, a educação corporativa e a educação continuada.
Tenho por pratica sempre propor ao aluno atividades e processos de avaliação que incluem sempre autoavaliação. Pois vocês não imaginam como é difícil, para quem passou a vida inteira sendo avaliado por outros, esperando coisas como notas, graus, conceitos etc., se autoavaliar! Falta pratica!
Não estamos habituados a isto. E sentimos tanta dificuldade! Agora, imagine uma criança da Ponte: dia após dia, mês após mês, ano após ano, por nove anos seguidos, pegando um objetivo de aprendizagem, fazendo atividades de aprendizagem para atingir aquele objetivo, se auto avaliando, concluindo que se sente apta a procurar um professor, para que este confirme, ou não, sua autoavaliação.
Depois, pegando outro objetivo e assim por diante... São anos de prática cotidiana de autoavaliação. No final dos seus anos na escola, isto está de tal forma internalizado que passa a ser a sua maneira natural de aprender, sempre se autoavaliando, a cada passo.
Outra coisa: os objetivos de aprendizagem não são uma coisa "secreta", oculta para os alunos, que somente o professor conhece. Os objetivos são o ponto de partida da aprendizagem.
A coisa começa com a criança escolhendo objetivos, a partir de uma lista de objetivos de uma disciplina. Todos os conteúdos estão organizados em forma de listas de objetivos. As crianças lidam com objetivos o tempo todo. Não fazem nada que não seja para atingir um objetivo, tudo ganha sentido em função de objetivos a atingir.
Mas para dar uma resposta mais completa, permitam-me citar o que se encontra no site da escola. Gostaria de incentivar cada um de vocês a separar um tempo para fazer uma visita virtual à escola da Ponte em http://www.eb1 ponte-n1.rcts.pt/html2/portug/bemvindo.htm
A pergunta e resposta a seguir se encontrava na FAQ da escola da Ponte em http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/html2/portug/projecto/faq.htm
Nova pergunta:
“Os alunos são avaliados na Escola da Ponte? De que forma?”
A avaliação na Ponte é feita de várias formas. Em primeiro lugar, através da observação. Esta é uma das formas de avaliação que nos permite avaliar melhor os alunos em termos de valores e atitudes. Consideramos que é fundamental trabalhamos constantemente para que os alunos sejam solidários, responsáveis e autônomos. No que diz respeito aos conhecimentos (é lógico que a separação entre todos estes fatores é artificial, mas torna mais simples a explicação), estes são avaliados de diferentes formas, consoante o nível em que os alunos se encontram.
Enquanto os alunos ainda não sabem ler e escrever com correção, a avaliação é realizada em grande parte através da observação informal do trabalho produzido pelos alunos.
À medida que os alunos começam a ser mais autônomos e começam a elaborar o seu plano diário (onde planificam o trabalho para esse dia e se comprometem a cumprir certos objetivos), a avaliação passa a ser efetuada de outro modo.
Em primeiro lugar, os alunos autoavaliam-se. Sempre que consideram que dominam um determinado ponto do programa escrevem-no numa folha do "Eu já sei". Depois, um professor, que domine um pouco melhor a área a que diz respeito o objetivo, dirige-se ao aluno e faz uma avaliação "mais formal".”
Na cartinha de amanhã, continuaremos falando de… AVALIAÇÃO.
