1. Compromisso (Responsabilidade)
A partir da consciência individual, e sobre aquilo que nos provoca internamente e orienta nossos atos, cabe a cada um propor movimentos e assumi-los a ponto de estabelecer compromissos com o outro, os coletivos em que se insere e a realidade social e ambiental.
Requer de cada um consciência sobre o que é assumido, assim como responsabilidade, fidelidade e alinhamento ao que é pactuado, de forma transparente e horizontal.
O compromisso é uma pactuação entre duas ou mais pessoas para o agir sobre aquilo que as move, sob as premissas da ética, da ousadia, do respeito e da cooperação.
O compromisso é o valor que garante que seja honrada a ética na relação coletiva, por estabelecer e manter a conexão entre pessoas.
2. Ousadia (Liberdade, Indignação, Otimismo)
A ousadia retrata a indignação em movimento. O valor “Ousadia” se propõe a superar o modelo tradicional de educação instrucionista ao romper pactos de silêncio e omissão, desnaturalizando os modelos instituídos e as relações verticais associadas à educação. A ousadia transpõe barreiras e subverte modelos, abrindo horizontes para novas construções sociais de aprendizagem.
Ousar? Coragem!… sair da caixa, sair desse trajeto de “via única” e compreender que andar na contramão é o esperado e sonhado pelas crianças, que buscam novas histórias, onde tenham suas vozes, sonhos e escolhas respeitadas, e, sobretudo, valorizadas!
A ousadia é antecedida de um sentimento de indignação. Indignar sendo compreendido como não digno… e no pensamento do nosso grupo, como práticas que não dignificam pessoas.
Mas frente ao emprego dos valores de Ousadia de enfrentamento de um cenário tão cristalizado e do uso da liberdade para acreditar em outros caminhos, juntos temos muito forte um sentimento de otimismo, acreditando na potência dessa nova construção social.
Ousadia: Indignação em movimento. Indignar pelo que está instituído. Ousadia transpõe barreiras. Indignação quando quer operar tem que ousar. Ousadia subverte os modelos. Tempero que permite encontrar caminhos, estratégias e formas de driblar o instituído e ir além do que está posto.
3. Cooperação (Horizontalidade, Disponibilidade, Solidariedade, Transparência, Empatia)
A cooperação é entendida como um dos pilares do desenvolvimento da educação em comunidades de aprendizagem, com o princípio de atuar “com o outro”, ao invés de “para o outro”. É trabalhar em equipe com um fim comum, em um movimento que transcende os interesses individuais em prol de um bem coletivo.
O educador evolui sua práxis e apoia o desenvolvimento de outros educadores, a partir da troca e colaboração com seus pares na escola e na comunidade.
4. Ética (Humildade, Esperança, Fidelidade)
A Ética é o nosso princípio regulador, que se constrói além do interesse individual em formar nosso espírito coletivo e em humildade do nosso fazer em comum, que se demonstra em nossa identidade como rede, em mantermos nossa fidelidade de propósito de intenção e ação e em respeitar o que acordamos.
5. Respeito (Amizade, Harmonização, Afetividade, Cuidado)
O respeito é um valor estruturante, o ponto de partida para uma conexão afetiva mais profunda em um coletivo. Oriunda do latim respectus, significa “olhar outra vez”, ou seja, permite um olhar que vai além da aparência e do preconceito, buscando perceber o outro em sua profundidade.
Por isso, o respeito fortalece uma percepção empática nas relações, evocando o cuidado e a valorização da diversidade humana.
Assim, o respeito se torna a porta de entrada para valores fundamentais como a amizade, a afetividade, a harmonia e o cuidado.