Pular para o conteúdo principal

Quem somos

Somos a Equipe de Educação Humanizada em Comunidades de Aprendizagem, composta por: José Pacheco, Leonardo Palhares, Valéria Rôças, Mauro Rego, Bruno Moraes, Tina Carvalho, Maria Zitamar, e Antonio Ozório.

Instagram: @educacaohumanizadaemcomunidade

YouTube: @comunidadesdeaprendizagem1279


Formamos um coletivo de educadores-aprendizes mobilizados em favor da implantação e difusão de práticas da Educação Humanizada, coerentes com o respeito à singularidade de cada ser e ao desenvolvimento humano integral, com a empatia nas relações sociais e com a solidariedade em relação à vida na Terra, para atuais e futuras gerações.


Os valores que nos sustentam são compromisso, ética, cooperação, respeito e ousadia. 


Teoria e prática se fazem nos nossos espaços em Mogi das Cruzes, Mendes, Mato Grosso, Caçapava do Sul, Maricá, entre outras localidades.


José Pacheco - @josepacheco.1951
Leonardo Palhares - @leo.machado.p
Valéria Rôças - @rocasvaleria
Mauro Rego - @mauro.rego.5
Bruno Moraes - @brunoaprendiz
Antonio Ozório - @ozorioslp

Postagens mais visitadas deste blog

Cabuçu, 23 de julho de 2044

Longe vai o tempo em que fui aprender como avaliar por portfólio. Decorria a década de noventa e eu lá ia, em longa jornada e a expensas próprias, até ao lugar onde o amigo Domingos Fernandes – que viria a ser Presidente do Conselho Nacional de Educação, em vinte e dois – partilhava a sua tese de doutoramento.  Nos fins de semana, ia até Lisboa, trabalhar com o Paulo Abrantes, que se apaixonara pela “aprendizagem por competências”, e ao Instituto de Inovação Educacional. Por trinta anos, utilizei um livrinho concebido no I.I.E., de onde constava a imagem que encima esta cartinha. Chegados aos anos vinte deste século, o portfólio já era digital, mas a avaliação permanecia tão anacrónica como décadas atrás, o que me fez recordar um textinho por mim publicado em finais dos anos noventa e que rezava assim:  “Na binária e pacata rotina aula-teste instalara-se perturbação. Os pais dos alunos perguntavam se os exames da quarta classe tinham regressado. E já toda a gente procurava no ...