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Porto, 22 de agosto de 2045

Deixo aqui o registro de alguns dispositivos de avaliação utilizados na Ponte. Alguns destes instrumentos foram sendo dispensados ou reformulados, ao longo dos anos e - creio bem! - sê-lo-ão, nos próximos dez ou vinte anos.

No Relatório, cada grupo descreve processos de descoberta.

O Álbum é o produto de recolhas críticas de material para arquivo e consulta.

As Bibliografias são instrumentos de apoio a consultas, elaborado no início do desenvolvimento de cada plano quinzenal.

A Ficha de autoavaliação é feita com ou sem a presença do professor e pode ser autocorretiva.

O Teste de itens selecionados pelos alunos é elaborado ao longo de qualquer projeto e negociado com os professores.

O Teste sociométrico e o Inventário de atitudes são utilizados apenas quando são percetíveis alguns sinais de conflito entre alunos, no interior dos grupos ou entre grupos.

A Ata é redigida pelos alunos após um debate na Assembleia, ou um trabalho de grupo. Permite comparar opiniões e níveis de desenvolvimento, são memória e fonte de informação.

A Comunicação tem a finalidade, como o próprio nome indica, de comunicar descobertas. Poderá ser acompanhada por um suporte de gravuras, exposições, roteiros de visitas, cartazes de registro de observações, "textos de que gostamos".

O Quadro de solicitações inclui dificuldades encontradas, a definição e a razão de pedidos. Exemplo: "Eu quero falar com o professor, porque fiquei com dúvidas quando estudei os primeiros povos da península. Já consultei a biblioteca. Sou o Pedro".

No Registro de disponibilidade, alunos e professores registram a sua disponibilidade para ajuda de colegas. Por vezes, o aluno que se disponibiliza prepara, por iniciativa própria, trabalho ajustado ao colega que quer ajudar.

No Debate final de cada dia, alunos e professores registram as suas impressões sobre o trabalho realizado: comparam-se as atividades do plano do dia com as atividades realizadas; diz-se o que se aprendeu e o que ficou por aprender; explica-se por que se fez e não se fez; comenta-se o trabalho feito individualmente, em grupo, com os professores, ou no coletivo; critica-se, propõe-se. Os alunos podem mesmo emitir juízos sobre a própria avaliação e esse ato poderá ser também mais uma oportunidade de avaliação de atitudes: "Do que eu não gosto é que, às vezes, eu não faço tudo e porto-me mal e dizer isso na avaliação é um bocado chato (Miguel);

Na avaliação contamos o que fazemos e a avaliação faz-nos pensar (Zé);

A avaliação que eu fiz neste ano foi melhor porque foi para aprender e para sabermos quem nos ajudou (Liliana);

Se eu não escrevesse a verdade, estava a ser injusta para os meus colegas (Cátia);

É importante porque nós vemos o que fizemos do plano do dia e é uma boa ideia para ver do que somos capazes (Anaísa);

Faz-nos ter pensamento e sermos pessoas (Almira);

Acho bem que se tenha feito a Assembleia para se resolver os problemas que se passam todos os dias na escola, para não serem só os professores a resolver Foi importante ser boa aluna muito tempo, aprender os gráficos e descobrir como sou. Aprendi coisas da vida, que eu não sabia que existiam. Aprendi a corrigir os meus erros e a minha memória. Relembrei como se trabalha em liberdade e como se faz a avaliação do trabalho, como se tira as coisas da cabeça e se aprende a não copiar. Aprendi a fazer as coisas com imaginação e a encher uma folha com coisas importantes (Ângela);

Fizemos regras para cumprir. Eu tenho tentado cumprir, mas, às vezes, esqueço-me (…)”

Aamanhã, completarei a lista de que partíamos para avaliar atitudes.

 

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