No dia 26 de outubro de 2025, celebrávamos a memória de um extraordinário educador: Darcy Ribeiro. Completavam-se 103 anos sobre o dia do seu nascimento. Darcy foi relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, produziu uma obra vasta sobre povos indígenas do Brasil e da América Latina e, como educador e político, teve papel central no planejamento e implantação dos CIEPs – Centros Integrados de Ensino Público.
Neste dia de há vinte anos, o Núcleo de Projeto de Maricá reuniu, para celebrar a memória do ilustre educador e para preparar o recomeço do projeto “Praticar Darcy”. Esse projeto decorreu de um pedido feito pela Secretaria de Educação. Em 2022, fui incumbido de criar uma “Rede de Comunidades de Aprendizagem” no município de Maricá. Adquiri um espaço destinado a ser uma comunidade de aprendizagem. Enquanto pude, lhe conferi sustentabilidade legal, científica e económica. Como sempre trabalhei em equipe, em 2025, consegui reunir um quadro de dedicados educadores e relançar o projeto.
Entretanto, foram realizados encontros em algumas escolas, logo surgindo dificuldades, como acontecia com todos os projetos efetivamente inovadores. Ao cabo de muitas “peripécias”, estavam criadas as condições de retomada do projeto, prestes a ultrapassar os últimos obstáculos, educadores maricaenses criaram o seu núcleo de projeto, apoiaram o funcionamento de três círculos de aprendizagem e promoveram formação conducente à organização de uma Rede de Comunidades. Era um trabalho que requeria lealdade a princípios e que tinha por referência maior o insigne educador que em Maricá viveu os seus últimos dias.
Darcy teria gostado de ler o documento que, em resumo, vos dou a ler:
“TERMO DE REFERÊNCIA – OBJETO: Implantação do projeto “Comunidades de Aprendizagem”. DA JUSTIFICATIVA: (…) erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade da educação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos municipais em educação, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; valorização dos profissionais da educação; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
(…) projeto de inovação educacional denominado “Comunidades de Aprendizagem”, que instituirá um Grupo de Trabalho para a proposição de Diretrizes de Política Pública para Implementação de uma rede de protótipos de Comunidades de Aprendizagem em nove escolas da Rede Pública Municipal, tendo como mote a construção coletiva do projeto político pedagógico, com viés holístico, democrático e emancipador do cidadão, envolvendo a comunidade e a escola (…) a escola deixa de ser o único espaço educativo para se tornar uma articuladora e organizadora de muitas outras oportunidades educacionais no território da comunidade.
Na transição para práticas fundadas no paradigma da comunicação, os educadores participarão do desenho de novas construções sociais de aprendizagem (…).
No primeiro dia de novembro de 2025, se reiniciou um projeto que viria a operar profundas transformações.
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